Trabalho PCD: Qual a verdadeira regra da Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho? - Blog Dinheiro em Casa

Junte-se a Nós!

Receba por E-mail os Artigos do Blog e Aprenda a Ganhar Dinheiro em Casa.

Trabalho PCD: Qual a verdadeira regra da Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho?

Trabalho PCD: Qual a verdadeira regra da Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho?

Trabalho PCD: Qual a verdadeira regra da Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho?


Você sabe que a missão do Blog Dinheiro em Casa é falar de temas relacionados a autonomia que nós, pessoas com deficiência, podemos ter em relação a trabalho e tudo o que ele envolve. Por isso hoje queremos levantar uma questão: Qual a verdadeira regra da Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho?

Queremos mostrar que somos capazes de ser produtivos sem ficarmos presos as amarradas da Lei de Contas. Porém, vez ou outra, vamos ter que fugir um pouco dos temas, empreendedorismo inclusivo, renda extra, negócio próprio para falar das coisas que acontecem ao nosso redor e que não podemos deixar passar batido.

Claro que não queremos ser absolutos em encerrar a questão, pois esse é um assunto complexo e que leva a vários debates e interpretações. Entretanto, não podemos deixar de arriscar e nos perguntar: “Porque a Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho ainda é uma ilusão para a maioria das pessoas? ”.

O Brasil tem passado por uma época tenebrosa de crises econômica, política e de moral. Basta ver as notícias de corrupção relatadas diariamente nos jornais, não apenas nos nacionais, mais também nos internacionais, pois a situação brasileira é tão complexa que tem chamado a atenção do mundo inteiro.

E como a nação inteira tem sido afetada, claro que ia sobrar também para a Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho.

Estamos com 14 milhões de pessoas desempregadas, no Brasil, e talvez você, que está lendo esse texto, seja uma dessas pessoas.

Se em 26 anos de existência, a Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho não vêm cumprindo plenamente sua função, seja por falta de interesse das empresas, seja pela falta de qualificação das pessoas com deficiência, seria esse o momento oportuno para aumentar a contratação de mais deficientes?

Talvez sim, já que historicamente as pessoas com deficiência no mercado de trabalho sempre tiveram salários mais baixos que os demais funcionários. Isso, a grosso modo falando, levaria as empresas a terem um custo menor nos encargos trabalhistas.


Ainda hoje, duas décadas e meia depois, a Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho permite que mais de 50% dos deficientes que poderiam trabalhar, permanecem excluídos das vagas nas empresas.

Muitas empresas, depois de tanto tempo, ainda tem a capacidade de dizer que não contratam porque não possuem espaços acessíveis para receber o deficiente cadeirante, por exemplo.

Agora você que, provavelmente esteja passando por essa situação pode pensar: “Se depois de quase 30 anos da criação da Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho muitas empresas ainda não se coçaram para mudar esse cenário, o que te faz acreditar que agora, com toda essa crise que estamos passando, as empresas vão agir efetivamente e abrir as portas para as pessoas com deficiência?”

Você tem condições de responder a essa questão?


Difícil! Não é mesmo? Nós também nos preocupamos com isso.

Com esse panorama, a única coisa que conseguimos entender e até tendo a pretensão de responder a pergunta do título desse texto, “Qual a verdadeira regra da Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho?”, arriscamos dizer que a verdadeira regra é apenas existir, assim como acontecem com milhares de leis existentes no Brasil e que nem chegaram perto de sair do papel e se tornar realidade.

É um momento que precisamos deixar a emoção de lado e olhar mais friamente para o cenário sem sonhos utópicos.

Infelizmente, ainda por muito tempo, a Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho será ineficiente para resolver a questão da inserção das pessoas com deficiência no mundo dos empregos
E já que a verdadeira regra da Lei de Cotas para deficientes no mercado de trabalho tem sido essa, TE PERGUNTO: que alternativa temos?

Você acha que podemos mudar esse cenário?

Você acha que podemos mudar essa realidade?

Nós, do Blog Dinheiro em Casa, acreditamos que temos outras alternativas: o empreendedorismo, o negócio próprio, o auto-emprego 

Se você passar a acreditar em novas alternativas também, pensando um pouco fora da caixa, como explicamos num texto que escrevemos sobre o assunto, certamente conseguirá ver novas possibilidade de trabalho.

Será que você consegue pensar em novas alternativas? Deixe seu comentário com seu pensamento a respeito.

Você pode fazer esse artigo chegar a mais de 50 milhões de Pessoas com Deficiência! Compartilhar é Incluir!!!
Cadastre seu e-mail para receber os artigos do blog e aprender a ganhar dinheiro em casa!

Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar!