Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência: Salvação ou Maldição? - Blog Dinheiro em Casa

Junte-se a Nós!

Receba por E-mail os Artigos do Blog e Aprenda a Ganhar Dinheiro em Casa.

Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência: Salvação ou Maldição?

Salvação ou Maldição, O que você acha da lei de cotas para Deficientes?

Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência: Salvação ou Maldição?

Olá! Tudo bem?

Finalmente passaram as festas de final de ano. Agora podemos trabalhar pesado para realizar nossos objetivos.

Claro que muitos deixarão o trabalho duro para março com a costumeira frase: “No Brasil o ano só começa depois do Carnaval.”

Nós, do Blog Dinheiro em Casa, decidimos que não faremos isso, simplesmente porque o mundo gira à todo o momento, e temos pressa em viver nossa missão que é ajudar você a ter sucesso no trabalho em casa, no Empreendedorismo ou na criação do Auto-Emprego.

Por isso, começamos, com a força total, iniciando uma série de textos sobre a Lei de Cotas, já que nosso trabalho é todo baseado nas suas imperfeições.

Então queremos saber: A Lei de Cotas é uma salvação ou maldição?
A Lei de Cotas é uma salvação ou maldição?

Em que você acredita? Deixe seu comentário ao final do texto. Queremos saber o que pensa a respeito.

Antes de continuar vamos ao que, de fato, diz a Lei de Cotas.

A queridinha de muitos dispõe sobre:

Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências para a inclusão da Pessoa com Deficiência ao mercado de trabalho.  (Lei 8213/91)

E segue em seu artigo 93:

A empresa, com 100 ou mais empregados, está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

Até 200 funcionários.................. 2%
De 201 a 500 funcionários........... 3%
De 501 a 1000 funcionários......... 4%
De 1001 em diante funcionários... 5%

Quando lemos tais dizeres dá até aquela vontade de acreditar que o mundo é perfeito.

Mas a pergunta é: “Você acredita nisso? Quantas vezes você foi efetivamente ajudado pela Lei de Cotas?”

Não queremos fazer críticas vazias e muito menos sermos ingratos, pois sendo Pessoas com Deficiência, nós, do Blog Dinheiro em Casa, também já fizemos uso dela.

Mas o quanto a lei de cotas de fato abrange a todos os deficientes?

Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência: Salvação ou Maldição?

Qual a proporção de deficientes visuais, auditivos, intelectuais ou cadeirantes que ocupam vagas nas empresas, Brasil a fora?

Para quantos, desses, as empresas estão plenamente dispostas a fazer alguma adaptação para que as vagas disponíveis sejam dignamente ocupadas?

Quem tem o direito, além de você mesmo, de definir se sua deficiência é de grau leve ou não?

Se a existência de uma lei gera esses questionamentos devemos nos perguntar, também, o quanto de fato ela é inclusiva.

Claro que ela vem ajudando muitos ao longo desses anos todos. Os benefícios que ela gerou, até mesmo criando vagas indiretas, é inegável. E nisso ela é SALVAÇÃO!

Mas, se as lutas diárias são para que todos sejam inclusos em todas as áreas que compõe a nossa vida, porque que com a Lei de Cotas não pode ser do mesmo jeito?

Por que a ela é permitido esse “direito”? O direito da falha, o direito da exclusão, o direito da falta de fiscalização e punição, ou mesmo, o direito do não aprimoramento do seu texto?

Então aqui ela é MALDIÇÃO?

Será que também não seria maldição acreditar que somente a lei é capaz de nos proporcionar inclusão no que diz respeito ao trabalho, a renda e a liberdade financeira?

De fato, ela traz liberdade financeira, ou apenas nos insere num Mercado de Trabalho saturado que não nos permite ganhos reais de dignidade ou realizações de sonhos?

O que sabemos é que nem sempre se verifica a inclusão plena, mesmo que se esteja inserido no mercado ocupando uma vaga no sistema formal de emprego.

Para qualquer pessoa, possuindo uma deficiência ou não, o trabalho é a melhor maneira de ser incluída na sociedade, pois como diz o ditado: “O trabalho edifica.”

Porém, o que acompanhamos diariamente, na grande mídia, é que o mundo sofre com o desemprego. Só que somos 7 bilhões de habitantes nesse "mundo de Meu Deus".

O que vamos fazer? Ficar chorando porque a lei não inclui todos nós ou vamos buscar alternativas? Vamos chorar ou vamos vender lenços?

Até aqui, você verificou que não respondemos diretamente a questão se a Lei de Cotas é Salvação ou Maldição e, ao contrário, fizemos um texto todo baseado em perguntas.

Isso foi proposital! Porque nem sempre nos damos conta de que a resposta está em nós mesmos.

Embora sejamos pretensiosos, não gostamos de “bater o martelo” em questões provocativas, pois gostamos de debater e o benefício da dúvida é uma dádiva, pois nos permite diversos questionamentos. Só assim as novas alternativas são criadas.

E a proposta do Blog Dinheiro em Casa é justamente trazer novas alternativas como o Trabalho e Renda a partir de casa, o Empreendedorismo Inclusivo e o Auto-Emprego.

Então, somente você pode decidir se a Lei de Cotas é uma Maldição, que te aprisiona a ela, ou uma Salvação, que te liberta, já que você conhece as imperfeições que ela tem.

E aí, o que achou do texto? Comente e se gostou compartilhe.

Até a próxima!

Você pode fazer esse artigo chegar a mais de 50 milhões de Pessoas com Deficiência! Compartilhar é Incluir!!!
Cadastre seu e-mail para receber os artigos do blog e aprender a ganhar dinheiro em casa!

Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar!