3 coisas que você precisa saber sobre a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência - Blog Dinheiro em Casa

Junte-se a Nós!

Receba por E-mail os Artigos do Blog e Aprenda a Ganhar Dinheiro em Casa.

3 coisas que você precisa saber sobre a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência

3 Coisas que você Precisa saber Sobre Inclusão


3 coisas que você precisa saber sobre a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência


Olá!

Você que vêm acompanhando o Blog Dinheiro em Casa já deve ter percebido que não vamos falar apenas de Trabalho e Renda, Empreendedorismo ou Auto-Emprego, no sentido estreito desses termos.

Claro que esses são os temas centrais da missão que trazemos para o blog. Contudo, a equipe adora um debate e aquelas “sessões de viagem na maionese”, pois elas possibilitam o rompimento de barreiras mentais, as quebras de paradigmas e as superações de pré-conceitos.

E a viagem dessa vez se deu sobre o tema incluir, que, de acordo com os nossos devaneios, tem a ver com nossa missão. Desse modo, identificamos 3 coisas que você precisa saber sobre a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência.

Talvez você já tenha pensado, em algum momento, sobre os itens que serão citados, então, nos conte como foi sua reflexão, deixando seu comentário ao final do texto.

Vamos a eles!

1 – Integração nada tem a ver com a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência

3 Coisas que você Precisa saber Sobre Inclusão

Estar integrado não significa necessariamente ser incluso a um ambiente ou situação.

Falando do ambiente de trabalho, não é porque uma pessoa com deficiência esteja “devidamente” empregada que a inclusão esteja acontecendo de fato.

Se quem teve que se adaptar foi a pessoa a empresa e não a empresa a pessoa, então não houve a inclusão, apenas integração.

Se os antigos funcionários não foram instruídos sobre o “programa de inclusão” da empresa, mas apenas “foram forçados” a receber um deficiente em seu meio, sem saber quais as suas limitações e possibilidades, outra vez não houve a inclusão, apenas integração.

Como pode perceber, para que haja a inclusão não basta apenas “jogar” o deficiente em um espaço ou situação. É preciso que ocorra as adaptações necessárias de todo um contexto para receber a pessoa.

Então, sempre reflita se você está apenas sendo integrado ou verdadeiramente incluído num contexto ou realidade que vive.

2 – A acessibilidade nem sempre inclui

3 Coisas que você Precisa saber Sobre Inclusão

É lindo ver, que atualmente, muito se tem falado de acessibilidade e inclusão em todo lugar que vamos. É lindo ver as plaquinhas de atendimento preferencial.

Às vezes, dá até aquela sensação boa de acreditar que o mundo é perfeito e que nós, pessoas com deficiência, somos de fato valorizadas como pessoas, simplesmente.

Porém, não é porque um lugar é acessível que ele esteja incluindo efetivamente.

Responda aí!

Você se sente verdadeiramente incluído no seu ambiente de trabalho só porque existe uma meia dúzia de rampas, ou barras de apoio no banheiro ou ainda um simples apoio para seus pés?

Saindo um pouco do ambiente de trabalho.

O fato de saber que os estabelecimentos comerciais de entretenimento, como boates e bares, são obrigados a ter rampas de acesso ou cardápio em braile, verdadeiramente te motiva a frequentar esses lugares?

Sendo assim, a acessibilidade é apenas uma das ferramentas para possibilitar a inclusão social de pessoas com deficiência. Incluir vai muito além de ter uma “plaquinha” dizendo Atendimento Preferencial.

3 – Compartilhar é Incluir 

3 Coisas que você Precisa saber Sobre Inclusão

Certamente você sabe o que significa a palavra globalização. Essa é uma realidade da qual não podemos mais fugir e muito menos ignorar.

E o mundo só está globalizado porque tudo se conecta e tudo se conecta porque ideias, ideologias, descobertas, sonhos são compartilhados, desde que o mundo é mundo.

E atualmente esse compartilhamento se dá, cada vez mais, instantaneamente à medida que os fatos vão acontecendo.

É tolice acreditar que guardar apenas para si uma informação o tornará privilegiado ou o deixará em vantagem diante de um desafio ou obstáculo a ser superado.

O mundo já mudou há muito tempo, mas poucas pessoas se deram conta disso. Outras pessoas até que gostariam de seguir essa mudança se elas soubessem o que está acontecendo e como fazer para não ficar "por fora".

Porém, nem todas têm acesso as devidas informações ou fontes de conhecimento. Algumas não tem iniciativas de ir em busca, outras precisam apenas daquele gatilho para começar a agir.

Um dos objetivos do Blog Dinheiro em Casa é levar para as pessoas uma nova reflexão sobre uma realidade que apenas se transformará com a mudança de pensamento.

Por isso, temos como lema o “COMPARTILHAR É INCLUIR”.

Acreditamos nisso, pois sabemos que somente com a sua ajuda poderemos chegar ao maior número de pessoas.

Nós somos pretensiosos, porém não ignorantes, e isso nos faz entender que o nosso conteúdo, a nossa missão, a nossa ideologia não vai agradar a todos. Talvez não agrade a você.

Tudo bem! Não tem problema.

No entanto, pode agradar a uma pessoa que pense diferente de você. E é nesse momento que humildemente pedimos a sua ajuda: Compartilhe para incluir!!!

Você é livre para dizer a outra pessoa que não gostou de algum ponto, mas não deixe de levar a informação, pois nesse simples ato pode estar a grande ajuda que um amigo necessita.

Então, se você traz em si alguma afinidade ou crítica com o Blog Dinheiro em Casa, compartilhe em suas redes sociais e vamos construir uma comunidade de pessoas pensantes e realizadoras.

Forte Abraço!

Você pode fazer esse artigo chegar a mais de 50 milhões de Pessoas com Deficiência! Compartilhar é Incluir!!!
Cadastre seu e-mail para receber os artigos do blog e aprender a ganhar dinheiro em casa!

Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar!